sábado, 5 de março de 2011

CÍRCULOS SONOROS

INTRODUÇÃO:

No princípio era o Som... Assim é desde o início dos tempos. O Som do universo, a música das esferas, e no campo da subjetividade, o Som da voz materna e seus ritmos corporais.

Esta abordagem tem como objetivo promover iniciação musical para Gestantes e seus Bebês, restaurando ritos de cuidado, presentes no imaginário humano em todas as culturas.

Dentre os inúmeros benefícios que a música poderá propiciar às Gestantes destaca-se o fortalecimento emocional e a construção de uma atividade mais serena e tranqüila para atravessar os meses de gestação através da prática e desenvolvimento da musicalidade natural presente em todas as pessoas.

Os benefícios para o Bebê são incontáveis. No entanto, o mais significativo é de propiciar sua imersão em um território de aconchego e bem estar gerado através do Som mais significativo de sua vida, a voz de sua Mãe, complementado por outras sonoridades que sejam agradáveis, harmônicas, delicadas e, portanto, compatíveis com suas possibilidades sensoriais.

Neste trabalho a música, através da voz cantada e de instrumentos musicais artesanais, pode auxiliar gestantes:
 A relaxarem e entrarem em estados meditativos que lhes tragam bem estar e segurança para receberem com tranqüilidade seus bebês;
 A propiciarem para seus bebês, desde o ventre até seu primeiro ano de vida, uma atmosfera musical agradável, suave e harmoniosa.

METODOLOGIA:

 Sessões de práticas vocais, acompanhadas de exercícios de relaxamento, práticas meditativas e experimentações e improvisações sonoras com instrumentos musicais artesanais (kalimbas).
 As sessões abrangem um percurso diferenciado para cada participante, divididos em 3 ciclos:

I. Primeiro Ciclo – elaboração de um “diagnóstico sonoro” em que serão investigados através de exercícios de vocalização, improvisação sonora, escuta e canto de acalantos, a história musical da gestante e de suas famílias, seu ambiente sonoro e suas preferências musicais, bem como as características de sua voz quanto à timbre, registro, intensidade e forma de articulação da fala.

II. Segundo Ciclo – através dos exercícios já mencionados para o ciclo anterior, acrescidos da escuta e canto de pequenas canções folclóricas, de acalantos, de atividades de relaxamento, consciência corporal e improvisação sonora através de instrumentos musicais artesanais (kalimba), serão trabalhadas as questões, sonoras e vocais, que indiquem áreas de dificuldades e bloqueios, no contexto da voz de cada gestante e aspectos afetivos e simbólicos referentes às formas como vão lidando com suas gestações e suas expectativas em relação ao bebê.

III. Terceiro Ciclo – como desdobramento das atividades de iniciação musical realizada nos ciclos anteriores, as Gestantes serão encorajadas a construírem um pequeno repertório simples, compatível com suas possibilidades vocais e suas habilidades musicais, incluindo acalantos, canções folclóricas, madrigais e pequenas melodias compostas por elas mesmas, a partir do nome do Bebê e suas atividades diárias.

OBS.: Estas atividades musicais serão complementadas por atividades artesanais, para a criação de objetos de uso diário do bebê e, também, elementos decorativos para o espaço (incluindo objetos sonoros).


MÚSICA E CULTURAS DA PAZ:

A música em culturas ancestrais esteve desde sempre inserida naturalmente nas atividades diárias, acompanhando seja o cultivo e colheita, seja nos ritos religiosos, ou em celebrações coletivas. Neste contexto, o nascimento é uma grande celebração da vida e de sua renovação, sendo o parto a conclusão de um intenso ciclo criativo, e da fluidez e naturalidade de seu percurso e conclusão, depende em grande medida, uma boa entrada do Bebê neste novo mundo de luzes, ruídos e novas sensações térmicas.

Uma das vertentes deste trabalho é o fortalecimento da Gestante através de um cuidado especial através do pré-natal complementar ao cuidado tradicional, que é voltado apenas para procedimentos médicos relativos à fisiologia da gestação, parto e nascimento. Estas atividades integram-se à rede de ações REHUNA (Redes de Humanização do Nascimento), que congrega profissionais de áreas diversas em todo Brasil, com o objetivo comum de transformar a gestação, parto e acolhida do bebê em experiência humana de bem estar, plenitude, fortalecimento de vínculos intergeracionais e ações fraternas na comunidade.

A VEZ DA VOZ NOS CÍRCULOS SONOROS

A voz é um instrumento polivalente, e extremamente precioso, na medida que expressa a subjetividade, as condições de saúde e os processos afetivos de cada ser. Na preparação da Gestante, sua voz é considerada como “um cordão umbilical sonoro”, que forma-se no momento de nascimento, quando o outro cordão umbilical fisiológico é cortado.

O processo busca auxiliar cada “Mulher-Gestante”, primípara ou multípara, a fazer o melhor uso deste instrumento musical múltiplo (a voz), que funcionará deste modo como um fio condutor para reforçar e sustentar qualidade e intensidade da comunicação Mãe-Bebê.

Assim, nesta abordagem, a voz será considerada em suas condições naturais de emissão, articulação e, sobretudo, de registro. Não se pretende neste contexto, encaminhar o trabalho sonoro para situações que pressionem ou estressem as vozes. A meta é dar a conhecer, a estas “Mulheres-Mães”, através de exercícios vocais e respiratórios como expressar-se vocalmente com simplicidade, pois a voz, do mesmo modo que o aleitamento, são dádivas da Mãe para o Bebê, expressando sua presença, seu carinho e sua proteção. Para isso, são criadas as metáforas de dar ao Bebê:

- Banhos de Voz e Massagens Sonoras.
E com estes objetivos, informa-se às Gestantes dos benefícios emocionais e hormonais e, consequentemente gestacionais, de cantarolar e entoar naturalmente. Mas para que estas estratégias possam funcionar bem, há necessidade de desconstruir e/ou transformar conceitos e preconceitos referentes à voz “cantada”, como alguns que falam de desafinação, estética vocal e também daqueles que indicam as “melhores regiões de emissão” ou consideram “melhores vozes” para tratar com Bebês ou crianças pequenas.

O período gestativo pode chegar cercado de muitas dúvidas, medos e aflições. Algumas Gestantes, por serem muito jovens (adolescentes), encontram-se muito assustadas com as responsabilidades de sua nova condição, outras, ao contrário, apesar de estarem assustadas também, tem outro motivo: são Mães bem mais velhas, que optaram por engravidar por se sentirem pressionadas pelo relógio biológico, achando que estão vivendo sua última chance de serem mães. Ambas compartilham complexos motivos para sentirem-se aflitas e inseguras. Neste ponto a música poderá entrar como coadjuvante para criar uma situação de mais relaxamento e harmonia, um círculo sonoro de proteção e bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, elogie, faça sua sugestão e crítica!