terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

As bases da formação da Obstetriz...

As bases da formação da Obstetriz, ou Parteira, como gostaria que assim o denominassem a arte de partejar, de cuidar antes, durante e depois da mulher, seu bebê e família... O papel da Obstetriz está muito confuso em nossa sociedade.

Sinto em dizer aos desavisados, mas começa pelo "nome" e daí, imaginem se este não estiver claro na cabeça de quem faz ou aprende, como querem que estejam na cabeça daqueles que objetivamos cuidar.

Ao começar pela conversa entre mulher (gestante) e a profissional (Obstetriz - Parteira):

- CONVERSAR com a gestante: não é pate-papo de internet ou conversa de vizinhas.... Trata-se de conversar com o objetivo de entender a sua história de vida e de sua família (tanto as histórias boas quanto as ruins, principalmente estas últimas, porque ficam marcados na memória da família e desta mulher); além disso, saber das suas histórias anterioreres de parto, nascimento, sem preocupações por preenchimento de impressos ou adequação de normas. 

Também, corresponde em ver o que ela quer  e, enfim,  saber de sua história de saúde...

- ADAPTAÇÃO da parteira:  a Parteira se adapta a gestante, as condições de moradia e suas "inadequações". E, por isso, deve ser prática, sem rodeios ou gentileza excessiva que iniba sua ação...

-  Ter PACIÊNCIA e CALMA, pois como já dizia uma parteira muito especial.. São duas qualidades diferentes, apesar da maioria das pessoas confundirem-se.. Saber esperar e o quanto esperar advém da SABEDORIA e do INTUIR de quem faz; e, não somente da ciência que conceitua e enquadra puramente, que coloca todo ser humano como uma peça que nunca se distingue-se.

- Ser PRÁTICA  e OBSERVADORA...


- SENSIBILIDADE é essencial: ser SENSÍVEL para poder fazer uam boa leitura da necessidade alheia;

- Estar ABERTA: observar a cultura daquela mulher e, entendê-la, é o mais importante;

- Cada parto é ÚNICO!  Por isso, se a mulher rejeitar uma posição ou outra... Ela tem sempre este direito e, com certeza, isso só tem haver com sua decisão e de mais ninguém...

Depois... tem mais.

Eliane Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, elogie, faça sua sugestão e crítica!